Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha
O Parque Nacional Marinho foi criado com o objetivo de proteger e preservar os ecossistemas marinhos e terrestres, fauna, flora e demais recursos naturais do Arquipélago de Fernando de Noronha, valorizando também os ambientes naturais e de beleza cênica.
O parque ocupa cerca de 70% da ilha principal (cerca de 11.270 ha) e as demais ilhas (20 ao todo) do Arquipélago de Fernando de Noronha. Entre os locais mais conhecidos que fazem parte do parque estão:
- Sueste;
- Leão;
- Abreu;
- Baía dos Porcos;
- Atalaia;
- Sancho;
- Morro São José;
- Baía dos Golfinhos;
- Capim Açu;
- Pontinha – Pedra Alta;
- Caieira;
- Trilha Forte São Joaquim.
Por ser um santuário para muitas espécies, desde 2001 o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha é tombado pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial da Humanidade. É também um Sitio RAMSAR, que congrega as áreas úmidas mais representativas do planeta, além de abrigar a Praia Mais Bonita do mundo, a praia do Sancho, eleita pelo site TripAdvisor por quatro anos consecutivos.
Para poder acessar essas praias, é necessário comprar o ingresso em um dos pontos de venda: Centro de Visitantes do ICMBio – Boldró; Pic Golfinho – Sancho; Pic Sueste - Praia do Sueste; ou Online – apresentar o voucher impresso em um dos pontos acima para retirar o cartão de acesso.
O valor do ingresso é R$ 111,00 para brasileiros e R$ 222,00 para estrangeiros, com acesso total liberado por dez dias - valores de fevereiro de 2020.
É importante lembrar que dentro do território do Parque Nacional Marinho existem algumas regras que precisam ser cumpridas. Não é permitido:
- Fazer acampamentos e fogueiras;
- Levar animais como gatos, cachorros, cavalos, etc;
- Coletar fauna, flora ou rochas do ambiente;
- Perseguir, abater, capturar ou alimentar os animais;
- Mergulhar intencionalmente com os golfinhos.
O não cumprimento das regras, pode impactar em multas que poderiam pagar algumas viagens para Noronha.
Alguns atrativos necessitam de agendamento prévio e dispõem de número limitado de vagas por dia, além disso, algumas trilhas necessitam obrigatoriamente de condutores, mas tudo isso só pode ser agendado somente com o ingresso já emitido.
Mais informações sobre o parque no site: www.parnanoronha.com.br
Vem curtir as belezas de Noronha com a gente! #VempraBeco
Photo Parnanoronha.