Projeto Tamar
Com o objetivo de pesquisa, conservação e conscientização dos turistas, o Projeto TAMAR tem como foco principal os cuidados com as tartarugas marinhas.
O projeto iniciou suas atividades no Arquipélago em 1984, oito anos mais tarde foi inaugurado o Museu do TAMAR de Fernando de Noronha que se tornou um dos grandes destinos ecoturísticos nacionais.
A estrutura física conta com alternativas ecologicamente corretas que visam a preservação dos recursos naturais como madeira de reflorestamento, reciclagem de container, e estrutura para evitar impermeabilização do solo.
Hoje, o museu a céu aberto recebe cerca de quarenta mil visitantes durante o ano. A visita conta com uma explicação sobre os trabalhos realizados na Ilha, palestras educativas, filmes ambientais e eventos culturais.
Quem quer ter um contato mais próximo com os animais pode participar da captura das tartarugas que acontece todas as segundas e quintas-feiras, a captura científica tem como objetivo o monitoramento dos animais e proporciona uma experiência diferente. E entre abril e julho há o nascimento das tartarugas marinhas que correm para o mar. Esse incrível momento é monitorado pelo TAMAR para que o máximo de pequenas consigam ter sucesso alcançando as águas.
Para chegar ao museu, basta pegar o acesso para a praia do Boldró e seguir as placas indicativas. Vale lembrar que todas as atividades são gratuitas e não necessitam de agendamento prévio.
Photos Projeto Tamar - Fernando de Noronha.